Número total de visualizações de páginas

Tema 2: A medida do Tempo e a História da Terra

Princípios Litostratigráficos fundamentais


Princípio da Sobreposição- em 1669, Nicolaus Steno enunciou que, numa dada sequência estratigráfica, os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base. Deve ser aplicada com precaução,uma vez que em terrenos que experimentaram fenómenos de deformação, como dobras e falhas.







Princípio da Horizontalidade-igualmente proposto por Steno, determina que os sedimentos que estiveram na origem dos estratos são depositados, em regra, segundo camadas horizontais.






Princípio da Intersecção- um filão ou uma intrusão magmática é sempre posterior ás formações rochosas que atravessa.




Princípio da Continuidade Lateral-um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independentemente da ocorrência da variação horizontal de fáceis. Uma camada limitada por uma muro e por um tecto e definida por uma certa fáceis tem a mesma idade ao longo de toda a sua extensão lateral.




Link:  http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&biw=1280&bih=666&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=principios+sobreposicao&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


Reflexão:
Através de princípios básicos, os geólogos conseguem interpretar os estratos sedimentares e conhecer as histórias que estes albergam, nomeadamente sobre formas de vida do passado da Terra e também sobre os grandes conhecimentos geológicos!

Sem comentários:

Enviar um comentário